DESAFIO PARA O MISSIONÁRIO NO CAMPO

 

 


DIFICULDADES PARA INVOCAR (ORAR)



“Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade” (Sl 145:18). “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm 10:13). Além desses, há muitos versículos na Bíblia sobre o invocar. Invocar o Senhor também nos salva das dificuldades do dia a dia, dos ataques do inimigo e nos salva de nós mesmos. Você crê nessas palavras? 

Não tenha dúvidas, é a Palavra de Deus que diz. Devemos acreditar muito mais nela do que em nossos sentimentos.  Se você crê nessas palavras, o simples ato de chamar “Ó, Senhor Jesus!” te fará experimentar a maravilhosa presença do Senhor!  Aliás, invocar é uma excelente forma de começar uma oração. Mesmo assim, alguém pode dizer…

“EU NÃO CONSIGO ORAR!”

Há diversos fatores que nos atrapalham ao orar.

Antes de tudo, seja sincero. Davi era bem sincero em suas orações nos Salmos. Diga ao Senhor que você não consegue orar e que precisa de ajuda para ver e eliminar esses fatores. Peça para que Ele mostre se você cometeu algum pecado e, tendo mostrado, o confesse, pois os nossos pecados fazem separação entre nós e Deus (Is 59:2).

Um princípio importante que o Senhor deixou foi o da oração no quarto secreto:

“Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” (Mt 6:6).

Nesse versículo, temos a certeza de que, se nos afastarmos das várias distrações do mundo e dos homens e buscarmos a intimidade de estar a sós com Deus, Ele Se revelará a nós! Mas, mesmo assim, pode ser que ao tentar orar você se sinta pesado, com um coração frio, e até mesmo indigno de ir a Ele. Porém…

Não pense no pouco que tem para oferecer a Deus, mas no quanto Ele quer te dar. Apenas se coloque diante d’Ele e contemple Sua face; medite no Seu amor, nas Suas maravilhas, na Sua ternura e amor compassivo. Apenas diga a Ele como tudo é pecaminoso, frio e pesado: é o coração amoroso do Pai que iluminará e aquecerá o seu.

A principal função da oração é ouvir a Deus, não falar a Ele. Antes de tudo, abra seu coração! Deus tem sempre algo novo de Si mesmo para nos revelar.

E Ele também Se revela através de Sua Palavra.

Por isso, oração e leitura da Bíblia devem andar juntas: ler um versículo ajuda a começar uma oração, assim como orar ajuda a começar uma leitura bíblica!

“Eu não sei o que orar!”

Não tem assunto para a oração? Então abra a Bíblia, ali você encontrará assunto para conversar com Deus. Experimente orar sobre alguns versículos. Orar a Palavra é uma prática muito valiiosa! 

Quanto ao mais,

Rogue pela oração – ore até que consiga orar, ore para ser ajudado a orar e não abandone a oração porque não consegue orar, pois nos momentos em que você acha que não pode, é que realmente está fazendo as melhores orações. Às vezes quando você não sente nenhum tipo de conforto em suas súplicas e seu coração está quebrantado e abatido, é que realmente está lutando e prevalecendo com o Altíssimo.

Lembre-se: Dependa do Senhor, confesse sua incapacidade.

Ele vem aos que reconhecem suas fraquezas e se humilham diante dEle (2 Cr 7:14; 2 Co 12:10). Ore até que consiga orar! No começo pode ser algo forçado, mas prossiga até que se torne espontâneo. É como um canal sujo pelo qual começa a passar água. À medida que a água passa, remove os obstáculos e flui cada vez mais livremente.

Por fim, precisamos sempre nos lembrar de que, em nossa vida cristã, precisamos ter perseverança. Em muitas passagens da Bíblia, Deus nos diz para perseverarmos. É Ele que nos dá a força e a sabedoria para perseverar. Não importam as dificuldades que surgirem, vamos prosseguir olhando para Ele!

“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus” (Hb 12:1-2a).

 

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO

ANTROPOLOGIA CULTURAL