DESAFIOS PARA REALIZAR A GRANDE COMISSÃO

 


O QUE É A GRANDE COMISSÃO?

 

 

A Grande Comissão é a ordem que Jesus deu para ir e fazer discípulos em todo o mundo. Jesus deu essa ordem aos apóstolos quando ressuscitou. A Grande Comissão é uma ordem para todos os crentes.

A passagem conhecida como a “Grande Comissão” é Mateus 28:18-20. Depois que ressuscitou, Jesus apareceu aos 11 apóstolos e os enviou para pregar o evangelho ao mundo todo, fazendo mais discípulos até o fim dos tempos.

O nome “Grande Comissão” não aparece na Bíblia. Mas o nome não é errado. Uma comissão é uma ordem para fazer alguma coisa. Jesus deu uma grande ordem aos discípulos, uma grande comissão.

A GRANDE COMISSÃO É VÁLIDA HOJE?

Sim, a Grande Comissão é válida hoje. Jesus não deu a Grande Comissão só aos apóstolos. Jesus mandou os discípulos fazer mais discípulos, que obedecem a todos os Seus mandamentos (João 14:15). Um desses mandamentos é fazer mais discípulos.

Jesus também disse que estaria com os discípulos que obedecem à Grande Comissão até o fim dos tempos. Isso implica que a Grande Comissão é válida para todos os discípulos até o fim do mundo. O trabalho de cada discípulo de Jesus é anunciar o evangelho e fazer mais discípulos em todo lado.

 

COMO POSSO OBEDECER À GRANDE COMISSÃO?

·        Falando sobre Jesus – com as pessoas à sua volta que não conhecem Jesus, partilhando seu testemunho e explicando sobre a salvação – Romanos 10:17

·        Estudando a Bíblia – ser discípulo é ser estudante da Palavra de Deus; você pode partilhar o que você aprende da Bíblia com outros crentes, ajudando todos a crescer – 2 Timóteo 3:16-17

·        Ajudando na Igreja – a igreja é o lugar onde crentes aprendem a ser discípulos e há sempre muito trabalho para fazer.

DESAFIOS DA EVANGELIZAÇÃO MUNDIAL

O versículo que dá introdução a este estudo (atos 1:8) tem sido a base de um sermão que em diversas igrejas e conferências missionárias Deus tem usado para DESAFIAR  vidas e comunidades locais para a tarefa de evangelização mundial.

Ainda que cheio de religiões, crendices e heresias, o mundo está carente de Deus. Isso aumenta consideravelmente o seu desafio e o convida a ter uma visão apaixonada acerca de Missões.

Uma boa maneira para começar a conhecer as necessidades do mundo atual é ter uma visão geral da situação atual do mundo. Isto oferece ao crente um amplo conhecimento das necessidades do mundo atual. Só quando vemos as necessidades das pessoas é que sentimos o desejo de fazer alguma coisa. Estamos expostos às notícias de catástrofes e estatísticas tão altas do sofrimento humano que nos tornamos insensíveis. Deixamos de ver que atrás da frieza dos números está as “caras” de vidas preciosas aos olhos do Senhor. Deus quer que vejamos claramente, distinguindo tudo de modo perfeito, e que tenhamos nossa visão ampliada.  

Em João 4.35b, podemos ler: Ora, eu vos digo; Levantai os vossos olhos, e vede os campos, que já estão brancos para a ceifa”. O desafio, que já é grande, torna-se ainda maior a cada minuto que vivemos.

O DESAFIO GEOGRÁFICO

 

Levantamento aponta que mais de 3 bilhões de pessoas ainda não ouviram falar de Jesus. Estima-se que a população global chegou a 7,7 bilhões de pessoas na década atual.

A promessa é que o povo de Deus transbordará para a direita e a esquerda, ou também poderíamos dizer do norte ao sul, de leste a oeste. Toda a parte habitada do nosso mundo deve ser exposta ao Evangelho do Senhor Jesus Cristo. É um desafio geográfico. Existem duros obstáculos, mas para que missionários os alcancem.

·       Nenhum vale é tão isolado – como o distante e não evangelizado Reino Mustang, na fronteira norte do Nepal.

·       Nenhuma ilha é tão distante – como as, ainda, não alcançadas, Ilhas Maldivas no Oceano Indico.

·       Nenhuma floresta é tão densa – como as florestas do Congo, onde vive o povo Pigmeu.

·       Nenhuma montanha é tão inacessível – como o distante e árduo planalto Tibetano na Ásia Central.

·       Nenhuma cidade é tão fortificada – como Meca, em que é proibido a qualquer Cristão pisar. e

·       Nenhum deserto é tão hostil – como o oásis Saariano na Argélia onde o povo Berbere Mzab vivem.

·        

O “Ide” é um chamado que continua ativo, pois uma pesquisa recente concluiu que mais de 3 bilhões de pessoas nos dias atuais ainda não ouviram falar de Jesus Cristo.

O levantamento foi feito pela organização cristã Joshua Project, que se dedica a identificar e mapear os grupos étnicos que mais precisam de atenção das agências missionárias.

Em termos de percentual, esse número é quase metade da população atual do planeta: 42,3%. E o pior cenário de difusão da mensagem do Evangelho é a Ásia, onde mais de 60% dos habitantes nunca ouviram falar de Jesus.

Nesse cenário, quando um grupo tem mais de 10% de cristãos, então ele passa a ser considerado “significativamente alcançado”. Caso esse número varie entre 2% e 10%, é classificado “parcialmente alcançado”, e com taxas inferiores a 2%, a escala o considera “minimamente alcançado”.

No Brasil, que tem 309 grupos étnicos diferentes mapeados pela Joshua Project, existem 29 que ainda não foram alcançados. No entanto, esses grupos são uma minoria, pois apenas 0,1% do Brasil ainda não teve a oportunidade de conhecer Cristo, o que soma pouco mais de 118 mil pessoas.

Os países que mais precisam de missionários são a Saara Ocidental, que tem 99,9% da população muçulmana, e o Marrocos, onde existem apenas 12 mil cristãos professos, o que soma 0,2% da população.

 

 

 

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO

ANTROPOLOGIA CULTURAL