ADOÇÃO DE POVOS NÃO ALCANÇADOS

 


 
O QUE SIGNIFICA ADOTAR UM POVO?


Da mesma forma que as Igrejas “adotam”  missionários (assumindo um compromisso com eles em termos de sustento e apoio), uma Igreja pode adotar um determinado Povo Não Alcançado, assumindo assim um compromisso.


Esse compromisso começa com a oração, mas certamente irá levar a Igreja a querer pesquisar mais sobre o povo e, se Deus permitir, enviar obreiros para começar um trabalho dentro do povo adotado.


Algumas Igrejas possivelmente irão desejar trabalhar em parceria, formando uma equipe de obreiros de várias Igrejas. Outras Igrejas vão entender que seu papel é exclusivamente orar, pesquisar, e apoiar outros que irão penetrar esse povo e tentar implantar uma nova Igreja.


Na Costa Rica já identificaram oito estágios (ou fases) no processo de adoção:


1.  A Igreja é tocada por Deus no sentido de assumir esse compromisso especial;


2.  A Igreja identifica o tipo de povo ou a área do fundo que é de interesse especial;


3.  A Igreja pesquisa sobre os Povos Não Alcançados nessa parte do mundo ou nesse país;


4.  A Igreja oficializa a adoção com uma cerimônia confirmando o compromisso e informa ao escritório nacional que trabalha na coordenação do movimento;


5.  A Igreja ora regularmente pelo povo adotado;
6.  A Igreja envia uma e que para visitar o povo e trazer mais informações;


7.  Se Deus levanta obreiro, a Igreja envia missionários em parceria com uma junta ou agência missionária;


8.  A Igreja avalia o trabalho dos obreiros, continua orando e apoiando o trabalho até que haja uma Igreja forte implantada dentro do povo.


O DESAFIO DO SÉCULO XXI


No ano de 2000, início deste século, foi criado o Movimento AD 2000 que recebeu como lema: “Uma Igreja Para Cada Povo e o Evangelho Para Cada Pessoa Até o Ano 2000”. Isto já era visto como um grande desafio.


Embora houvesse  40 mil Igrejas evangélicas no Brasil (ou seja 4 Igrejas para cada um dos 10.500 Povos Não Alcançados na época), o desafio de alcançar estes povos era e ainda é extremamente sério.


Com  todo o avanço tecnológico e científico de hoje, com progresso dos meios de comunicação como Televisão, Rádio e Internet alcançando todos os cantos da Terra, com gravações da Bíblia e literatura e o filme Jesus sendo espalhado por todo o planeta, como é possível um povo não ouvir o Evangelho? Ou eles vivem em regiões isoladas e de (difícil acesso), ou em países onde os governos proíbem a entrada do Evangelho. São os chamados “Campos difíceis ou restritos”.


Se os Povos que já ouviram o Evangelho, mas rejeitaram-no, trata-se de povos resistentes. Muitos desses povos se orgulham de sua oposição ao Cristianismo e acham que agradam a Deus quando matam um novo convertido.


Não estaria longe de a verdade afirmar que, hoje, a grande maioria dos Povos ainda Não Alcançados é composta de etnias, tribos e povos que moram nos lugares mais inóspitos do mundo ou nos contextos mais hostis ao Evangelho.


Alcançar estes povos será um trabalho que vai exigir muita fé, oração, perseverante e sacrifício. Alguns brasileiros pagarão um preço muito alto. Alguns pagarão com suas próprias vidas.


Estamos dispostos a pagar este alto preço? Esperamos que sim. Que o Rei das Nações use a Igreja brasileira neste milênio para completar a tarefa ainda inacabada realizando assim sua vontade de ganhar gente de todas as nações, tribos, povos e línguas para Sua honra e glória.
 


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO