O QUE É UM POVO NÃO ALCANÇADO - PARTE 1

 


POVOS NÃO ALCANÇADOS

 

Neste século XXI muito se tem falado sobre os Povos Não Alcançados, aliás é um dos assuntos preferidos em todas as atividades relacionadas à Missões. É um assunto tão importante que já existem redes internacionais de pesquisadores para tratar exclusivamente do assunto.

O interesse por estes povos vem crescendo significativamente, com Igrejas e agências missionárias se associando para trabalhar em parceria em países onde tais povos são identificados, visando alcançá-lo com o Evangelho.

1. MAS QUEM SÃO OS POVOS NÃO ALCANDOS?

2. POR QUÊ, ESTE ASSUNTO VIROU UM ASSUNTO TÃO IMPORTANTE?

3. O QUE É QUE ESTE ASSUNTO TEM HAVER COM A IGREJA BRASILEIRA?

4. O QUE ESTE ASSUNTO TEM HAVER COMIGO?

Para responder à estas indagações, vamos tentar responder, tocando em seis áreas importantes.

A BOA E A MÁ NOTÍCIA

Quando Deus queria dar, a Moisés, uma visão da terra prometida, Ele o levou para o topo de uma montanha. Por quê?

Porque vendo as coisas de cima, nós conseguimos ver muito mais, ganhando  assim uma dimensão muito mais abrangente, mais real. Temos que concordar e ver a realidade do mundo  sob uma perspectiva mais realista. É preciso que entendamos alguns fatos importantes que nele ocorrem.

O que está acontecendo de importante em nosso mundo hoje: O que poderíamos ver se subíssemos a montanha de Deus?

Se pudéssemos escalar a montanha mais alta do mundo e lá de cima vermos todo o mundo, enxergando todas as pessoas, povos e países,o quê é que nos chamaria mais a atenção?

A BOA NOTÍCIA

A boa notícia é que nos últimos dois séculos, a Igreja evangélica tem experimentado um crescimento espetacular. Conforme dados de renomados pesquisadores, nunca houve na história do mundo um período de expansão evangélica tão rápido como atualmente.

A situação religiosa em nosso país no final do século passado era de aproximadamente 10% de evangélicos. Hoje, segundo pesquisa realizada em dezembro de 2019 é a seguinte:

“O Brasil tem 50% de católicos, 31% de evangélicos, 10% de sem religião, 3% de espíritas, 2% de religiões afro-brasileiras, 2% outras, 1% ateu e 0,3% de judeus. O levantamento foi feito com base em uma pesquisa com 2.948 pessoas de 176 municípios”.

Segundo a pesquisa, a região com maior porcentagem de evangélicos é a região Norte, com 39%. Em segunda temos Centro-Oeste (33%), Sudeste (32%), Sul (30%) e Nordeste (27%).

Que crescimento! Onde se deu a maior parte desse crescimento? Nos países da África, Ásia e América Latina! Os evangélicos nas outras regiões do mundo ficaram mais ou menos estáveis. A partir de 1980, inclusive, os evangélicos dos países africanos, asiáticos ou latino americanos se tornaram a maioria. Hoje já formamos 75% de todos os evangélicos do mundo.

Em termos de religiões principais do mundo, o Islamismo é conhecido como sendo a religião que mais cresce. Todavia, hoje sabemos, há um único grupo que cresce ainda mais rápido que os muçulmanos: o grupo dos evangélicos!

A MÁ NOTÍCIA

Hoje aproximadamente 3 bilhões de pessoas no mundo ainda não ouviram falar de Jesus e a maioria das línguas está sem nenhum trecho da Bíblia traduzido.

Se dividíssemos o nosso mundo entre aqueles que já se chamam de cristãos (Mundo C), aqueles que já ouviram o Evangelho mas o rejeitaram (Mundo B), e aqueles que nunca ouviram (Mundo A). Sendo o Mundo A, o maior percentual dos que nunca ouviram o Evangelho! Ou seja, de cada 4 pessoas do mundo, luma, nunca teve a chance de ouvir sobre Jesus.

Há dez anos, tínhamos mais de 6 912 idiomas em todo o mundo, segundo o compêndio Ethnologue, considerado o maior inventário de línguas do planeta. O livro, editado desde 1951, é uma espécie de bíblia da lingüística, indicando quais são as línguas em uso, onde elas são faladas e quantas pessoas usam o idioma.

Destas apenas 4% tem a Biblia  inteira traduzida. Isto significa que atualmente aproximadamente mais de 4 mil línguas não têm nada das Escrituras  - ou seja: 62%!

Como é possível? Com tanto crescimento evangélico, como é possível que ainda haja tantas línguas sem /bíblia e tantas pessoas sem Evangelho? A resposta tem tudo a ver com a questão dos povos não alcançados. Esquecemos que existe uma grande diferença entre “país” e “povo”, entre “estado” e “etnia”.

A QUESTÃO ÉTNICA

Há alguns anos falavam-se apenas nos países do mundo. Os estados geopolíticos do mundo é que tinham suma importância. A Organização das Nações Unidas (ONU) se destacava como ponto de diálogo entre os países do globo.

Atualmente, as notícias  que mais se destacam são as que tratam das questões étnicas no mundo. Não existe mais a União Soviética, Existem sim, a Rússia, a Geórgia, A Letônia, a Látvia, a Liltuânia, a Ucrânia, Uzbequistão, Cazaquistão, Tadjiquistão – todas divisões étnicas.

Será que ainda existe a Checoslováquia? Não. Existe sim, a República Checa e a Eslováquia. Divisões étnicas. E toda essa confusão trágica na Iugoslávia. Os bósnios contras os sérvios e croatas.

Tudo por causa de questões étnicas. No ano passado, criou-se em Genebra, Suíça, a Organização dos Povos Unidos (OPU), onde as etnias do mundo podem reunir-se e discutirem seus problemas comuns.

O QUE É ÉTNIA SEGUNDO A BÍBLIA?

A Bíblia dá muita importância à questão étnica. Os termos “povo”, “nação”, “língua”, “raça”, “família”, “clã” e “tribo” são todas designações étnicas. Muitos  dos trechos mais famosos da Bíblia, destacam os povos e o desejo de Deus de alcançá-los.

Deus prometeu que iria alcançar todos os povos.No início da Bíblia, Deus prometeu  para Abraão: “Em ti serão benditas todas as famílias (povos, clãs) da Terra”. Esta promessa foi repetida uma segunda  vez, para Isa que, e uma terceira vez, para Jacó. (Genesis 12.3; 26.4; 28.14).

Deus ordenou que todos os povos fossem atingidos (alcançados). Na chamada “Grande Comissão”, Jesus disse: “Ide e fazei discípulos de todas as nações”. A palavra nação (etnos no Grego) significa “povos” e não “países”. Deus cumprirá seu plano de atingir todos os povos.

No final da Bíblia, João viu ao redor do trono de Deus, reunidos de “todas as nações, tribos, povos e línguas”. (Apocalipse 7.9-10.

 

 

 

 

 

 

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO