RELACIONAMENTO IGREJA X MISSIONÁRIOS

 


 
(Este texto é de autoria do conhecido e saudoso Pastor Edson Queiroz, proferido durante o 1º Congresso Brasileiro de Missões realizado em 1993 na cidade de Caxambú, Minas Gerais).
                                                  

    -------///------

RESPONSABILIDADE ÉTICA NO RELACIONAMENTO ENTRE IGREJA E MISSIONÁRIOS
       
 
Meus irmãos, este é o ponto onde nós, como Igreja brasileira temos que tomar uma decisão bem séria. Nós estamos começando a fazer Missões, e neste caso, devemos começar de maneira correta.

Em primeiro lugar, há alguns pecados que precisamos confessar. E aqui está o primeiro pecado.

PRECISAMOS COLOCAR AS PRIORIDADES EM ORDEM CORRETA

De acordo com a Bíblia, Missões, deve ocupar o primeiro lugar na Igreja. A Igreja existe para fazer Missões.

Um Pastor disse-me tempos atrás: “Pr. Edison, parece que na sua igreja só tem Missões”. Eu respondi: “É isso mesmo, na minha igreja só tem Missões!”.

Para você ter uma idéia, nós temos um coral na igreja. Mas é um “coral missionário”. Uma vez por mês nosso coral está proibido de cantar na igreja. Sabe, então, onde ele vai cantarʔ No hospital. Acabam de cantar, entram em cada quarto, fazem uma oração, dão uma palavra de conforto e saem. E Deus está salvando famílias porque o coral está indo cantar lá.

Não é coral de ficar cantando só na igreja” Nossa Escola Dominical é Missionária. Você pode pensar, na igreja do Pr. Edson, pelo jeito não têm ensino bíblico”. Têm sim! Têm ensino sério.  Trabalhamos com família, queremos. Queremos ver as nossas famílias bem estruturadas:  o marido dirigindo seu lar... a esposa fazendo o seu papel, no casamento: ambos dando uma educação correta para seus filhos: boa  administração das finanças do lar... Temos tudo isso. Mas sabem para quêʔ   

Não para os crentes se sentirem confortáveis e  contentes, não: é para que sejam missionários. Tudo o que fazemos na igreja é equipar; capacitar os crentes para que eles sejam uma benção: para que possam reproduzir-se espiritualmente.

Prioridades na ordem correta. Irmãos eu tenho visto igrejas nas quais as prioridades são por demais interessantes. As prioridades são as togas do coral: Ninguém podia mexer nas togas porque custaram um dinheirão para fazê-las e ali estavam – intocáveis!

Em algumas igrejas, a prioridade é a construção ou ampliação do templo,. Em algumas igrejas a prioridade é fazer algumas festinhas – ah, então o problema passa a ser o aparelho de som.

 Meus irmãos, eu creio que nós devemos ver o que a Palavra de Deus no ensina.

NÓS TEMOS QUE CONFESSAR O PECADO DA FALTA DE APOIO ÀQUELES QUE RECEBEM O CHAMADO MISSIONÁRIO

E aqui, meus irmãos, eu me incluo aos meus colegas pastores. Eu creio que, nós pastores, temos de nos arrepender de não estarmos dando apoio que os nossos missionários necessitam.

Na nossa última conferência missionária irmãos, eu ouvi o testemunho de uma missionária brasileira, aqui do Rio de Janeiro. Irmãos, esta moça foi à África como missionária. Sabem quem pagou a passagem delaʔ   Um árabe, muçulmano. Sabe  quer deu a mala para ela fazer a viagemʔ   Uma prostituta. Sabem quem ajudou a pagar a sua passagemʔ   A irmã dela que faz tráfico de drogas. Essa moça mora numa favela do Rio  de Janeiro.  Eu lhe perguntei: “E a sua igreja o que fezʔ”. Ela disse que a igreja dela é daquelas que tiram uma, duas, três, um monte de ofertas. E o pastor, no final do culto, deu para ela aquela cestinha de colocar ofertas e disse: “Ficar lá na frente”, depois, voltando-se para a igreja, disse: “Irmãos, agora, depois que eu der o “Amém”, quem sentir o desejo venha dar uma oferta para a nossa missionária.”! E  ainda teve a coragem de dizer “nossa missionária”!

A  moça disse que ficou segurando, ali na frente da igreja, aquela cestinha e que, até hoje, tem trauma de ouvir o tilintar de moedinhas caindo: “tec, tec, tec”.

Mas porque Deus é misericordioso, esta moça foi. Sabe o que eu fiz naquela conferênciaʔ   Quando ela acabou de dar o testemunho, eu disse: “Irmãos, eu como pastor, estou arrependido e quero confessar o pecado da igreja brasileira.

Eu  quero convocar os pastores presentes para virem aqui à frente ajoelhar-se comigo e pedir perdão a Deus. Nós tivemos um momento de confissão de  pastores, naquela conferência missionária.
Meus irmãos, são pecados sérios! Querido pastor, se Deus ta levantando algum jovem, um casal, alguém da sua igreja para o campo missionário, o apóie, ore com ele, ajude a dar orientação, busque informações, ajude de alguma maneira. Faça algo, mas seja responsável par aquilo que o Espírito Santo está fazendo na igreja em que você foi colocado como responsável.

IGREJA LEVANTANDO DINHEIRO PARA MISSÕES E APLICANDO EM OUTRAS ÁREAS.

Irmãos, eu tenho ouvido de pastores, aqui no Brasil, que têm  feito isto. Fazem uma campanha missionária, levantam o dinheiro e depois vão comprar telhado, parede, janela, ferro, um montão de outras coisas.

Isto é pecado e terão de dar conta diante de Deus por causa disso.

IGREJAS PROMETENDO SUSTENTO E ABANDONANDO O MISSIONÁRIO NO CAMPO

Eu recebi uma informação de que tem um casal laino-americano, no Norte da África, que está voltando porque a igreja disse que ia sustentá-los e nunca lhe mandou um único centavo, mesmo sabendo que o casal estava lá ao ponto de passar fome!
IGREJA QUE ESTÃO DANDO UM SUSTENTO INDIGNO PARA O MISSIONÁRIO

Irmãos, tenho ouvido falar de missionários nossos que estão vivendo na miséria. Estive outro dia num país da África e um irmão me disse:

- “Pr. Edson, gostaria de compartilhar com o irmão uma coisa”.
- O que irmãoʔ

- Olha, aquele missionário nunca me falou nada, nunca me pediu para dizer nada, mas eu estive reparando na situação dele e sei que ele está passando necessidades. Será que dá para o irmão fazer alguma coisaʔ

O  que eu fiz ao chegar no Brasil, fui procurar informações para tênar ajudar e fazer alguma coisa por aquele moço. Irmãos, se vamos mandar missionários vamos acertar as coisas.  Ou mandamos os missionários em condições de dignidade ou, então, é melhor não mandarmos.

Este negócio de falar: “Ah, Deus vai sustentar...”, eu não tenho dúvidas que Deus vai mesmo. Mas Ele usa vidas e quer dar a mim, e a você, o privilégio e a honra, como igreja, de sustentarmos nossos missionários no campo.
 
MISSIONÁRIOS VIVENDO FORA DO ESTILO DE VIDA DO POVO.

Alguns missionários estão sobrevivendo acima ou abaixo do nível de vida do povo ao qual pretende alcançar.

É interessante isto. Eu vejo às vezes alguns missionários que estão vivendo acima do nível de vida do povo no qual estão inseridos. Está errado! O missionário precisa se adaptar a outra cultura. Por outro lado, eu vejo alguns missionários vivendo tão abaixo do nível do povo que não dá para alcançar o povo com a mensagem do Evangelho. A Igreja tem que analisar direitinho como é que vai sustentar o seu missionário dignamente no campo.

Meus irmãos, precisamos aprender com estes erros, consertar as coisas erradas e, neste início, já começarmos com propósitos sérios na obra missionária.
 
 

 

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO