POVOS NÃO ALCANÇADOS PELO EVANGELHO

 



PAULO E OS NÃO ALCANÇADOS

 

Um texto que me chama muito a atenção é 1 João 2.28: que acena com a possibilidade de ficarmos envergonhados na vinda de Jesus. Só há duas possibilidades: ou estaremos lá com um enorme sorriso nos lábios ou, constrangidos diante de Cristo, com a expressão carregada de tristeza e lágrimas. É difícil imaginar tristeza no Céu, mas é isto que a Palavra de  Deus diz.

Alguns missiológos já disseram que é preciso 15 mil brasileiros para o envio de um missionário. Não que isso seja necessário, mas é o que está acontecendo.  Se dividirmos o número de missionários pelo número de evangélicos, a gente chega a esse assombroso numero de 15 mil por 1. É esta proporção precisa, segundo eu entendo a Palavra de Deus, mudar radicalmente nos próximos anos.  Isto deve acontecer através de um voto que os irmãos brasileiros poderão e devem fazer. O voto de que a metade de todo o dinheiro que entrar na Igreja, irá sustentar Missões. este voto já foi assumido por muitas Igrejas, em diversas partes do mundo, mas aqui ainda não. Eu nunca ouvi nenhuma Igreja dizer que a metade de todo dinheiro arrecadado é para Missões, para mostrar que não nos achamos mais importantes do que aqueles que nunca ouviram a Palavra de Deus.

... Em Mateus 24, Jesus ao responder às perguntas dos seus discípulos sobre a Sua vinda, fez a seguinte declaração no (versículo 14) “E será pregado este Evangelho do Reino por todo o mundo para testemunho de todas as nações e então virá o fim”. É uma promessa.  É uma predição do Filho de Deus, que não pode errar. Todo mundo quer saber quando Jesus voltará.  Alguns estão até fazendo predições sobre o dia da sua volta. Mas a Palavra de Deus diz quando Ele voltará. Jesus voltará  quando nós levarmos a sério o último mandamento do Senhor Jesus. Em palavras equivalentes, Mateus 13 declara a mesma coisa. É necessário, não é interessante, não é conveniente, não é que a sua Igreja vai ser mais abençoada, se vocês se interessarem por Missões. Se fizerem aquele voto de destinarem 50% para Missões, mas é necessário!

Está registrado nos decretos divinos. Mais garantidos do que os dez mandamentos escritos em pedra. Está garantido que Jesus voltará quando cumprirmos a nossa responsabilidade como Igreja de Cristo.

É necessário que, primeiro, o Evangelho seja pregado a todas as nações. É interessante a ênfase sobre os Povos Não Alcançados. Saber quantos Povos Não Alcançados há no mundo, é sempre especulativo. Não há um método exato de determinarmos quantos Povos Não Alcançados existem no mundo exatamente.

Tudo depende da definição. Existem 6.909 línguas diferentes faladas ao redor do mundo, segundo o compêndio Ethnologue, que cataloga os idiomas do nosso planeta desde 1950. Muitas destas línguas são faladas por povos muito reduzidos.

Quando Jesus colocou sobre Seus discípulos a responsabilidade de evangelizarem as nações, Ele não esperava que deveriam unicamente dar folhetos, ou orar, mas, verdadeiramente discipular.  Fazer o que Jesus fez quando Ele veio aqui: criar um povo que podemos chamar de Igreja de Jesus  Cristo. Isto é o que nós temos que fazer nas nações, em todas as etnias espalhadas pelo mundo inteiro.

O missiológo Henry Boer em seu livro Pentecostes e Missões observam que existem dois mandatos na Palavra. O primeiro tende a se relacionar com a raça humana.  A raça humana através de sua cabeça, Adão, tinha a responsabilidade de se espalhar por todo o mundo, de não deixar nenhum lugar onde fosse possível sobreviver, sem ser ocupado. Os ainda temos, no Brasil alguns espaços possíveis de serem habitados e que ainda não tem gente, mas, em geral, este mandato já se cumpriu. Não é um mandato de encher a Terra, subjugá-la, mas um mandato que está no próprio coração humano, e que as tribos que estão espalhadas no interior do Brasil vieram cumprir, mesmo se conhecê-lo. Espalhando-se lá do Alasca, descendo toda a América do Norte, México, América Central, Maias, Astecas, todas àquelas tribos e chegando até os Guaranis e tantas outras tribos até a Patagônia. E as mesmas coisas na África, na Ásia e em todas as partes do mundo.

O segundo mandato, que é a missão de evangelizar o mundo, que foi dado aos apóstolos no começo da nova criação. Temos a primeira criação como o primeiro mandato, espalhar e dominar o mundo. O segundo mandato do segundo Adão: Mandar que os seguidores de Jesus Cristo  espalhem pelo mundo as Boas Novas, sobre quem é o Rei e quem é o Senhor. Missionários como Paulo, Silas, Agostinho, os  irmãos Morávios, Braynerd, Carey, Adoniram Judson, Elliot e tantos outros que levaram a fé aos que nunca tinham ouvido sobre Jesus, cumpriram o que a Palavra de Deus mandava. Não um mandamento, no sentido de “ordenança”, isso foi cravado na cruz, conforme explicado em Efésios 2.15. Mas um mandato que significa, sub julgar o mundo ao conhecimento do seu Rei.

Quem é o Rei? Obviamente não é Satanás, mas Jesus Cristo! Jesus veio exatamente para este mandato. E o que está acontecendo desde a descoberta do nosso país, há exatamente 520 anos? É que Deus está espalhando seus filhos por toda a parte. Ele está espalhando no mundo muçulmano, no interior da China, entre os hindus e no interior da Índia e no interior dos Povos Não Alcançados... No Afeganistão já existem crentes, no Nepal já existem crentes e Igrejas o que não havia até há pouco tempo atraz. De certo modo falta pouco  como já foi dito pelo irmão Bush, Precisamos porém de muita garra para fazer a última parte do trabalho, a que ainda resta para cumprimento deste mandato.


       
                    


Muitas vidas, que já bebem profundamente nas águas da Salvação, que tornam-se canais para que estas águas vivas possa jorrar onde só há desertos, não tem nada do conhecimento de Deus. Jesus prometeu que derramaria do seu Espírito, que enviaria o Paracletos, aquele Advogado celestial,  aquele encorajador, aquele que daria poder, dunamis para os Seus  discípulos, de forma que alcançassem a partir de Jerusalém, Judéia, Samaria e até os Confins da Terra esse era o Plano de Atos dos Apostolos.

Começando por Jerusalém, terminando emRoma – o fim do mundo daquela época. Ninguém sabia do nosso hemisfério, mas Deus operou e nós vemos Paulo chegado a Roma no fim do livro de Atos. O espírito do Cristianismo é mais sublime do que o espírito do Legalismo, disse Robert Speler.

Os homens que fizeram a obra de Deus no mundo são aqueles em quem o Espírito de Deus operou. Não era então para os irmãos saírem com uma certa obrigação, como se fosse para cumprimento de um dos dez mandamentos. Isto não funcionaria e apenas criaria um Cristianismo deturpado. Mas como podemos ver no texto de Romanos 15, enquanto o poder impulsionador for o Espírito Santo então o impossível pode se tornar possível.

Quero convidar os irmãos a orarmos, um pedido muito específico em que todos os nossos corações se unem. O Espírito de Deus está aqui e está morando em um de nós. O Espírito é um só, o Espírito Santo de Deus.

Lemos em Romanos 8.26 que nós não sabemos orar. Tenho certeza que o que tem criado esta grande lacuna   em Missões é que não temos orado como convém. E nós agora vamos pedir que, neste dia, de uma forma muito específica, os irmãos juntem suas vozes interiores pedindo qu Deus nos revele o Seu Espírito , que Ele nos ensine como devemos orar pelos Povos Não Alcançados.

De que maneira devemos orar porque, a oração, é o primeiro passo. Não há outro passo tão importante como a oração. Vamos, portanto, curvar nossas cabeças e fazer este pedido ao nosso Senhor. 

(OREMOS NA POSTAGEM ACIMA).


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO

ANTROPOLOGIA CULTURAL