VIDA MISSIONÁRIA

 



PAPEL E CARÁTER DO MISSIONÁRIO

 

 “ Tu porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre bem o teu ministério”. (2 Tm . 4.5)

Um vocacionado é um missionário em potencial. É a pessoa que foi chamada por Deus para o ministério, mas ainda não foi para o seminário nem para o campo. Significado: ato de chamar, escolher; predestinação, tendência, talento, aptidão.

PAPEL DE UM MISSIONÁRIO

1. O vocacionado deve estar associado a uma igreja local, Fl.4.14-15.

2. Deve confiar no Senhor, Fl.4.12-13.

3. Deve estar interessado no fruto que aumente o crédito da igreja, não no dinheiro, Fl.4.17, Jo. 15.16.

4. Organizar viagens de férias para um campo missionário.

5. Ensinar na igreja local. Ex: EBD, discipulado, evangelismo. At.11.26 (Nós somos cooperadores de Cristo). Durante esse tempo, com certeza, a igreja reconhece em você a disponibilidade e a capacitação do Espírito Santo e a vontade de Deus em usá-lo para a sua obra.

6. Não ter uma visão denominacional, mas uma visão do Reino, At.1.8; Lc. 16.15; Rm. 15.19-20; II Co. 10.15-16. Paulo procurava pregar o Evangelho, dando especial atenção aos lugares onde ainda não havia um trabalho em andamento. É por isso que seu coração ardia pela Espanha. Em dois textos notamos isso: Rm. 15.24,28.

7. Ser humilde e servo é ter o mesmo sentimento que há em Cristo. Jo.14-16

 O CARÁTER DO MISSSIONÁRIO

1. Ser cheio do Espírito Santo, At.1.8.

2. Ter o fruto do espírito, Gl. 5.22-23

3. Ser reconhecido pela igreja como dotado para missões

4. Possuir experiência bem sucedida no trabalho local

5. Ser submisso às decisões da igreja e da diretoria de missões

6. Ter um ministério aprovado

7. Dar o melhor para missões

8. Não ter medo de se preparar adequadamente

9. Saber ouvir e estar pronto a atender

10.           O vocacionado precisa prestar relatório confiável à igreja.

 

O PREPARO DO MISSSIONÁRIO

 Várias pessoas foram treinadas na Bíblia. Jesus preparou seus discípulos – Mc. 1.17- e Paulo treinou seus companheiros: Silas, At.15.40; Timóteo, At.16.1-3; Priscila e Áquila, At.18.18.

Hoje, para um vocacionado se tornar um missionário, pode-se seguir alguns passos:

 Autodisciplina espiritual

  • Ore . Estabeleça com firmeza sua hora devocional. Seja um intercessor por missões e pelos missionários, Ef. 6.18-19
  • Estude a palavra. Estude a Bíblia toda pelo menos uma vez. Leia os quatro evangelhos e faça um esboço da vida de Jesus. Leia todo o livro de Atos e faça um esboço das viagens missionárias do apóstolo Paulo.
  • Mantenha contato com outros cristãos. Escreva uma carta para um missionário para saber melhor a respeito de um campo missionário.
  • Testemunhe

2. Preparo psicossocial

  • Não tenha pressa de ir ao campo. Deus tem o tempo certo. Simplesmente, coloque sua vida e a Igreja nas mãos de Deus.Ex: Moisés ficou 40 anos no Egito e 40 anos no deserto; Jesus começou seu ministério aos 30 anos.
  • O preparo psico-social implica que o vocacionado conheça a si mesmo, suas fraquezas, medos, limitações, desejos… Vale salientar que ninguém se conhece na sua totalidade, contudo ele precisa estar bem resolvido em certas situações que lhe causam constrangimentos. Isso porque, por mais relevante que seja o preparo, não substitui o trabalho que Deus deseja fazer no intimo e nos relacionamentos interpessoais. O que o vocacionado é hoje, refletirá no seu futuro, a não ser que deixe Deus intervir transformando o seu interior. Com o apoio da igreja, envolva-se! Serviços missionários: ajudando na organização de conferências missionárias, estando sempre disponível a cooperar em assuntos missionários. Inicie um trabalho no bairro, ajudando sua congregação.
  • Compartilhe o seu ideal
  • Treinamento básico. Tanto a Educação geral e básica. Complete os estudos formais. Ex: Moisés, Paulo…quanto a Teologia e missiologia básica –  Plantar igrejas, discipular e evangelizar não são tarefas simples, exige do vocacionado um treinamento adequado. Por isso, é necessário que ele conheça bem os princípios fundamentais da sua fé.
  • Contato com outras culturas. Através de experiência real de curta duração ou de projetos que se adaptem aos recursos: Projeto Macedônia. Utilize a transculturalização do Brasil
  •  Experiência no país através de frequência à igreja local e em conferências missionárias.
  • Treinamento avançado: Depende do tipo de missionário a ser

a) Base: Para obter êxito no seu ministério, seja ele a nível nacional ou transcultural, o vocacionado deverá conhecer bem os princípios da Palavra de Deus; ter conhecimento da historias das missões, estudando os aspectos positivos e negativos, e como aprender com os mesmos. Deve conhecer bem os valores da sua cultura e compará-los com a nova cultura que irá abraçar. O vocacionado, antes de ser enviado ao campo, precisa de um curso preparatório, a nível transcultural. Este curso o habilitará para o trabalho que irá desenvolver, seja com povos indígenas, mulçumanos, animistas entre outros.

b) Estágio:Este curso deve ter incluso um estágio prático onde ele poderá ter orientação de um líder eclesiástico experimentado na área, caso surja dúvidas. O vocacionado deverá solicitar a igreja ou a missão que irá enviá-lo, para que antes possa ter um estágio numa cultura próxima solicitando acompanhamento e orientação de um líder eclesiástico.

3. Preparo Profissional

  • Paulo sabia que não bastava só falar do evangelho, ele trabalhava com as mãos a fim de dar exemplo, um modelo a ser seguido (II Ts 3.6-15). Embora ele tenha recebido oferta da igreja de filipenses, sempre se auto sustentou através de seu talento para fazer tendas. Em Corinto, Paulo juntou-se a Áquila para fabricar tendas enquanto pregava aos sábados na sinagoga (At 18.3). Em Atos 20.34, ele testificou aos anciãos de Éfeso que suas mãos supriram o necessário não somente para ele como para sua equipe. Num contexto onde não era fácil para Paulo “viver do evangelho”, ele chegou a trabalhar noite e dia para não ser pesado aos tessalonicenses entre os quais estava servindo (II Ts 2.9 e II Ts 3.8). Aquilo para Paulo foi uma busca normal de sustento, porém hoje é uma das maiores estratégias para que o reino de Deus penetre onde é proibido pregar o evangelho.
  • O vocacionado fazedor de tendas, certamente tornará o nome do Senhor conhecido, e ainda ajudará o país a crescer e se desenvolver.

Faça contato com agências missionárias de seu interesse e faça uma pesquisa e identificação do campo. Descubra a tarefa: O que fazer? – Descubra o alvo: Aonde chegar?

O que a igreja precisa observar no vocacionado: 

1. Ser salvo e ser membro atuante da igreja

2. Deve ter convicção de chamada missionária

3. Ter espírito de servo, disposto a crescer

4. Apresentar constante crescimento emocional e espiritual

5. Possuir caráter aprovado

6. Ser submisso a liderança

7. Ter autoridade espiritual

8. Possuir qualidades bíblicas para o ministério

9. Estar disposto a receber treinamento

DEFINA-SE !

Como enviar missionários se em muitos lugares as portas estão fechadas? Como mobilizar grupos de oração em países onde não há uma igreja formada? Há então que se ter uma atitude positiva em relação a missões. Ir, criar , estratégias de penetração, colaborar para que a igreja realize um trabalho de missões efetivo. Tudo pode começar aqui. Deus tem feito maravilhas em sua vida? Então diga aos povos. Diga ao seu vizinho. Eles precisam ouvir as Boas Novas. Apresente-se como missionário entre os não-alcançados pelo Evangelho.

-------------------------

REFERÊNCIAS

CARRIKER, M. kerr. Aprendizagem de Línguas por Missionários. In: Missões e a Igreja Brasileira: Perspectivas Culturais. São Paulo: Vida Nova

CHRISTY, Wilson Jr. Fazedores de Tendas Hoje: O Auto Sustento Num Modelo Alternativo Para o Testemunho Mundial. São Paulo: ABU

HARLEY, David. Missões: Preparando Aquele que Vai. São Paulo: Mundo Cristão

TAYLOR, William David. Capacitando a Força Missionária Internacional. Viçosa: Ultimato


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

ANTROPOLOGIA CULTURAL

MISSÕES E EVANGELISMO