O QUE É UM POVO NÃO ALCANÇADO? - PARTE FINAL

 



ENTENDENDO A DEFINIÇÃO BÁSICA DE POVO



Primeiro precisamos deixar claro que um POVO é diferente de um PAÍS. Com raras exceções um país contém vários povos. Por exemplo: O MARROCOS é um país. Mas dentro do Marrocos há árabes (64%), berberes (35%), franceses, espanhóis e judeus. Um país e vários povos.

A GUINÉ-BISSAU é um país africano. Mas dentro da Guiné-Bissau há tribos da família fula; da família atlântica e outras tribos da família mande. Ademais, há criolos, cabo-verdianos e guineenses. Um país – vários povos.

Alguns países têm um número muito grande de povos dentro de seu território. O Japão tem 27 povos diferentes; a China tem 160, as Filipinas tem 180, a Índia tem  432. O país que possui o maior número de povos diferentes é a Indonésia com 702 povos. Um país e vários povos diferentes.

QUAL A DEFINIÇÃO TÉCNICA DE “POVO      “?

POVO é um agrupamento de indivíduos que têm entre si uma afinidade comum porque possuem a mesma língua, ou religião, ou etnia, ou moradia, ou profissão, ou classe ou casta social, ou uma combinação dos itens referidos.

Dada essa definição, vamos pensar em alguns exemplos de povos no Brasil. Os japoneses, os ciganos, judeus, os árabes, as tribos indígenas, os alemães, os favelados, os menores abandonados, os estudantes de filosofia na USP, os motoristas de taxi do Recife.

Deu para perceber uma diferença da primeira parte da nossa lista (dos japoneses até os alemães) para a segunda parte (dos favelados até os motoristas de taxi do Recife)? Todos são povos que preenchem os requisitos da definição, mas existe uma diferença nítida entre dois tipos de povos: povos etno-linguisticos e povos sócio-econômios.

Os povos sócio-econômicos são grupos muito importantes. Nossas igrejas brasileiras precisam desenvolver estratégias cada vez mais eficazes para alcançar estes grupos humanos dentro do Brasil.

Mas o alvo principal do movimento dos Povos Não Alcançados não são os povos sócio-econômicos, e sim os povos etno-linguisticos.  E daqui para frente, quando falarmos dos POVOS estaremos nos referindo exclusivamente aos povos etno-linguisticos, aqueles que se caracterizam principalmente por sua língua, religião ou etnia.

DEFINIÇÃO DE POVO NÃO ALCANÇADO

Muita gente acha que um Povo Não Alcançado é aquele que nunca ouviu falar de Jesus. Mas isto não está correto. A  definição correta diz assim: Um  Povo Não Alcançado é um povo que não possui uma igreja evangélica forte o suficiente para alcançar o restante do próprio povo.

Entender esta definição é fundamental. Para esclarecer mais a definição, imagine uma nova missão que quer enviar obreiros para o Curdistão.

A diretoria reúne e começa a discutir os alvos. Todos concordam que precisam enviar obreiros. Para começar um trabalho  entre os curdos, temos que estabelecer primeiro uma Presença Missionária. Temos que chegar até eles.

Tudo bem. Os obreiros chegam no campo. Eles estabelecem uma presença evangélica. Missão cumprida? Não. É preciso falar, divulgar o Evangelho, Proclamar o Evangelho.

A equipe trabalha bastante e consegue passar o Evangelho para todo o povo. Ninguém se converteu, mas todo mundo ouviu. Missão cumprida? Não. Temos que insistir mais um pouco, conversar mais com o povo, fazer u esforço para convencê-los a aceitar a Jesus: PERSUASÃO.

Pela graça de Deus, alguns se entregam a Cristo. Vendo estas conversões, missão cumprida? Ainda não. O que falta? Um discipulado desses novos convertidos que conduz à formação de uma nova Igreja: PLANTAR IGREJAS.

Portanto, existem quatro Ps: PRESENÇA, PROCLAMAÇÃO, PERSUASÃO E PLANTAÇÃO DE IGREJAS.

Agora voltando à definição de um Povo Não Alcançado, lembramos que um povo  só é considerado como sendo alcançado quando possui não apenas uma igreja formada, mas uma igreja bastante madura e forte o suficiente para alcançar o restante do povo sem ajuda externa.

Isto é importante frisar porque muitos acham que um Povo Não Alcançado é aquele que nunca ouviu o Evangelho (nem alcançou o primeiro “P”, uma presença missionária.

Mas segundo a definição oficial, um povo pode ser considerado como não alcançado ainda que já tenha uma presença missionária, e já tenha ouvido o evangelho, e já possua alguns convertidos. 

Pode ser que tenha uma igreja formada. Pode ter tudo isso e ainda ser considerado um Povo Não Alcançado (pela definição oficial), se não possue uma igreja forte o suficiente para alcançar o restante do povo sem ajuda de fora.


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO

ANTROPOLOGIA CULTURAL