MISSÕES E RECURSOS - ALCANÇANDO OBJETIVOS

 




O DESAFIO DE ENCONTRAR RECURSOS PARA O TRABALHO MISSIONÁRIO

Missionária: Monica de Mesquita


 

Se você  têm lido os textos da Missionária Monica de Mesquita que tenho colocado neste Blog nos últimos dias, imagino que tenha algum tipo de interesse na questão de sustento missionário. Se for esse o caso  a autora deixa bem claro algumas coisas.

MISSIONÁRIO QUE AINDA NÃO TEM O SUSTENTO COMPLETO

 

FAÇA A VOCÊ MESMO ALGUMAS PERGUNTAS CHAVE:

v Qual é o nível de sustento que tenho hoje?

v Qual é o total de sustento que necessito?

v Quantas pessoas participam do meu projeto missionário mensalmente?

v E esporadicamente?

v Quantas igrejas?

v Qual a diferença entre meu alvo total e os valores que recebo atualmente?

v Quantas pessoas e/ou igrejas a mais são necessárias para que o alvo do projeto seja alcançado?

MISSIONÁRIO QUE JÁ  ALCANÇARAM O NÍVEL TOTAL DE SUSTENTO

 

Questione-se:

v O que tenho feito para manter o meu sustento?

v O que tenho feito para encontrar novos parceiros?

v O que pode acontecer se meu parceiro que deposita o maior valor que recebo deixar de fazê-lo de repente?

v Como tem sido minha prestação de contas?

v O que posso fazer para buscar uma maior excelência nesse quesito?

MISSONÁRIO OU CANDIDATO A MISSÕES QUE ESTÁ NO INICIO DO PROCESSO:

PENSE:

v Já possuo uma lista com nomes e endereços (virtuais e convencionais) de possíveis parceiros?

v Tais pessoas já receberam uma carta de apresentação?

v Já formulei o meu projeto missionário? Tenho alvos claros e tangíveis?

v Já confeccionei meu folder missionário?

v Tenho o apoio de minha igreja local?

v Já estabeleci prazos para alcançar cada passo do meu projeto, incluindo a formação da minha equipe de parceiros?

De posse das respostas a essas perguntas, pensemos em alguns pontos importantes que estão diretamente ligados à questão do sustento.

Não se pode – e nem se deve – estabelecer alvos absurdos, como, por exemplo, “vou alcançar o total de meu sustento em 6 meses”. Isso é ilusão. Não quero dizer que Deus não possa fazer um milagre para você conseguir seu sustento total de um dia para o outro, mas é muito improvável que isso ocorra.

O importante é que haja severa dependência diária de Deus, que cada passo seja apresentado diligentemente a ele, que se compreenda que nada acontece pela nossa própria força, mas no poder do Espírito Santo.

Quando tratamos de questões relacionadas a sustento missionário, estamos falando de um assunto que pertence à Trindade e não a nós. O que nos cabe é sermos diligentes, responsáveis, humildes, obedientes à Palavra, transparentes e consagrados. É desse tipo de postura que Deus se agrada.

Qualquer expectativa da parte do missionário precisa ser precedida por um ponto muito importante se o preparo e o desenvolvimento do projeto de montar uma equipe coesa e saudável não se pautar num plano organizado, tudo irá por água abaixo.

O que quero dizer com isso? Quero lembrar que a semana tem sete dias e que o dia tem vinte e quatro horas. Obvio demais, não? Sim, mas a coisa mais fácil do mundo é essas vinte e quatro horas passarem voando, assim como esses sete dias. Dessa maneira, deve-se estabelecer um horário EXCLUSIVAMENTE a formação da equipe de parceiros.

A escolha é sua? Se vai separar 1 hora por dia, de segunda a sexta. Ou 2 manhãs por semana, ou 4 horas no sábado. Isso não importa. O importante é que o missionário faça um plano e o CUMPRA.

Seja para dar telefonemas, rascunhar cartas, digitá-las, escolher imagens, montar apresentações em Power Point ou outro programa, seja para enviar e-mails, para dobrar cartas e envelopá-las, seja para organizar fotos do missionário, organizar a lista de endereços, preparar apresentações que serão feitas em igrejas, enfim, qualquer coisa que esteja relacionada com sua equipe ou com a formação dela.

Uma coisa muito fácil é perdermos o rumo. A segunda feira chega com todo o gás, o dia voa com tantas atividades, são inúmeras responsabilidades e tarefas para realizar, o tempo “engole” você e a semana acaba. Daí começa outra e outra. Não se deixe dominar. Estabeleça um alvo e seja a primeira pessoa a dar prioridade a ele. Algo muito positivo seria se houvesse alguém a quem prestar contas. Isso nos ajuda a sermos mais diligentes.

Volto a dizer que os recursos estão por aí. Nosso Pai é o Dono deles. Devemos ser filhos amorosos, obedientes, zelosos e dependentes dele. Se assim for, nosso projeto missionário, que também pertence ao nosso Pai, será bem-sucedido e terá todas as suas necessidades supridas.

 

 

 

 


Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO

ANTROPOLOGIA CULTURAL