VAMOS ORAR PELO PROJETO NATAL MISSIONÁRIO

 


 

Certa vez ouvi de um missionário uma palavra que mais me parecia um desabafo. E nestes tempos agitados e difíceis ao me lembrar que estamos há alguns dias apenas de uma das datas muito  esperada pelos povos chamados cristãos. Ou pelo menos uma das mais comemoradas, resolvi escrever sobre este assunto para fazermos uma boa reflexão antes de orarmos  hoje pela Obra missionária. 

Aquele missionário dizia: Se existe pessoas que exercitam a Fé somos nós os Missionários que não temos salário, nem INSS, nem seguro de vida, nem casa pastoral, nem cartão de créditos, mas aceitamos a ordem de Jesus de ir pelo mundo todo pregando a sua palavra em obediência a uma ordem dada à sua Igreja e que ainda não foi totalmente executada.   

Podemos dizer algo especial, emitindo elogios próprios, ou auto-elogios, que o Missionário é o Cara. Cara bravo e desbravador, cara de coragem que não fica alisando banco de congregações estabelecidas e ricas. 

Quem o fez assim? Jesus o chamou e o capacitou para essa tarefa que será na eternidade grandemente recompensada. 

Muitos falam de Natal no natal, alguns corrigindo o comercio embutido nele, outros defendendo a fraternidade que deveria existir. Uns pedindo presentes para milhares de crianças carentes. O mais comovente será o mais atraente. O mais pobre será o mais abastecido. E os Missionários lugares longínquos serão os mais esquecidos?   

Enquanto Deus não levantar uma pessoa que clame em nosso nome, nós mesmo, munido de dignidade vamos fazendo conhecido que o Natal Missionário existe e somos dele necessitados. 

Se só forem lembrados dos pobres do sertão e dos ribeirinhos, algo esta errado. 

Se só forem abençoados a Missionários cadastrados e colegiados em instituição Missionária, algo esta incompleto. Pois somamos mais o número de missionários pela fé do que os assalariados. 

Quantos missionários afiliados e adotados serão levados as suas bases para receber presentes e abraços, onde serão levados a lojas para serem vestidos do pé a cabeça, nós vamos continuar aqui no meio da guerra, nem tem como descer do muro, (palavras de Esdras) não é bom, não é sábio o Missionário abandonar suas trincheiras pelo natal. 

O Natal Missionário deve chegar às suas mãos, onde ele esta, com justiça, com equilíbrio, com bondade, um não pode receber mais que o outro. Um não pode ser lembrado em desmedro ao outro. 

Missionário chamado por Deus é uma pessoa que aprendeu a chorar e que suas lagrimas criam na sua alma anticorpos de resistência. 

As promessas feitas a um Missionário verdadeiro faz dele uma criança que fica no pé até receber a benção prometida, não são muitas, mas não deixaremos nenhuma delas tranqüila até ver o seu comprimento realizado. 

Cremos que o Missionário deveria participar do Natal de muitas famílias, mesmo eles estando ausentes naquele jantar da véspera do natal, ou naquele almoço no dia do Natal. As famílias tradicionais e organizadas sempre capricham, enfeitam uma árvore de natal, preparam comidas especiais e compram presentes uns para os outros, colocam musicas, roupas novas, cortinas, toalhas. 

As famílias com maiores recursos no natal sempre se lembram dos orfanatos, dos asilos, das crianças com câncer, dos menos possuídos, isso é lindo, isso é Bíblico, isso é louvável.  

Como Missionários modernos que somos, e que sabemos fazer bom uso da Internet, vamos postar e imortalizar estas linhas em vários sites que podemos publicar gratuitamente, nosso clamor bem nesta época do natal. Estamos abrindo nossa boca e nosso coração com elegância e com lágrimas, para dizer na mídia que Missionário também merece ser lembrado no Natal. 

Podemos até aceitar ser esquecido nos 364 dias no ano, mas que neste dia 345 onde faltam apenas  20 dias para terminar o ano, sejamos lembrados não na teoria, mas no exercício do amor Cristão. 

Deus é a nossa inspiração destas palavras emotivas, e com muita fé desejamos que estas palavras pudessem encontrar pelo menos uma dezena de famílias brasileiras que  inclua no seu natal,  um missionário ou uma família missionária.  E que saibam todos que somos pessoas simples, econômicas, que temos aprendido com Deus a ser alegre com pequenas coisas. 

Se tivesse que escolher entre uma vida estável, com um salário seguro e uma boa moradia, eu escolheria de novo estar no Campo missionário, ainda que  pela fé, pelo amor e pela coragem. Não é fácil depender de que alguém leia nossos escritos, de alguém  que curta nossas fotos e que nos envie uma frase de interesse perguntando algo sobre nós. Ainda assim corremos o risco de receber apenas uma promessa e ficar no esquecimento, como já aconteceu muitas vezes infelizmente, mas ainda bem que Deus não se esquece de nós nunca. 

Uma das dificuldades que um Missionário enfrenta é esquecer uma Promessa feita a ele e que foi negligenciada.  Isso acontece de vez em quando. Uma promessa esquecida continua machucando nossos corações, mas não perdemos a Fé. Promessas assim fracassadas ainda nos fazem mais forte, mais esperançoso. 

Não pedimos que centenas de famílias nos incluíssem neste Natal como um integrante de sua família, apenas pedimos uma. E agora, onde encontrar essa família? 

As que estão na Internet, de repente estão tão efusivas com as suas coisas, que frases de Missionários, fotos, pedidos, artigos, noticias, são passadas por cima e rapidamente se busca outro foco para esquecer esse clamor missionário.

Sem falar naqueles que bem podíamos classificar como Detratores de Missionários, que não estão no nosso sapato, por tanto falam coisas que não sabem. Pois são desprovidos de sentimentos de Misericórdia e Amor. 

Natal Missionário é uma excelente idéia para colocar em pratica o amor de Cristo. É uma oportunidade de ouro para cumprir com alguns requisitos da Bíblia: Dei de comer, vesti, visitei o enfermo, lancei o meu pão sobre as águas, reparti com sete e até com oito. Cuidei do Missionário como o Samaritano cuidou do ferido, dei minha cavalgadura para ele, levei numa estalagem, paguei dois dias sua manutenção e vou receber o que gastei a mais quando regresse o Senhor Jesus.

 Faça o seu Natal este ano mais especial, mais alegre, inclua na sua lista de presentes o Missionário, inclua ainda que virtualmente o Missionário no teu jantar de Natal e de Ano Novo. Jesus ficará muito feliz contigo, senão pergunte a ele, por que essa carta esta batendo na porta do meu coração? Não será que Deus te deu a ti para que você possa nos dar a nós? 

Para certas famílias ser um Missionário, não significa nada, para outros é um tipo de pedinte que chora, para outros, uma pessoa sem futuro, sem emprego. Mas para Jesus somos os seus escolhidos por isso ele não nos deixa faltar nada. 

Sei que teria algumas famílias que gostaria de ter nós presente neste natal, mas a distância, o tempo, os custos para deslocar são altos. 

A família assim gostaria de propor que estamos presente virtualmente, nos seus corações, nas suas orações. Nosso país de Missões está longe de vocês, mas nossa conta bancaria esta perto, vai que você vive perto de um banco do Brasil? Vai que você sabe fazer transferências bancarias via internet?  

Sendo assim é muito fácil neste Natal, mesmo sentado em frente ao seu computador digitar nos espaços correspondentes estes números:

 Não deixe sua mente agora divagar entre tantas instituições que pedem ajuda no Natal, seja sábio e deixa Deus te usar nesta exclusiva ocasião. Faça o maior Natal da sua vida, o chame pelo seu nome: Natal Missionário, pois Deus estará ordenando as bênçãos para o ano de 2021 também pelo seu nome.

Não veja a distância como um obstáculo, não veja o Natal apenas como algo comercial, veja o Natal como uma Oportunidade para abençoar a vida dos Missionários.

 

ORE COMIGO

 

Querido Deus e Pai!

O natal está chegando mais uma vez. Até parece que foi outro dia que comemoramos o último natal. O tempo realmente parece passar mais depressa nestes dias tão agitados que estamos vivendo. 

As vezes eu fico pensando sobre o que representa o natal em nossas vidas. Eu vejo os comerciantes reclamando, vejo os economistas fazendo comparações do último natal com este, vejo pessoas dizendo que este natal não será tão bom quanto o que passou. 

Senhor Deus eu as vezes fico pensando se o Senhor não fica triste com tantas futilidades que permeiam o nosso Natal. 

Algo tão extraordinariamente feito pelo Senhor foi e é banalizado pelos seres humanos. Por isso, eu oro para que neste Natal o Senhor ilumine o nosso coração dissipando assim as trevas do nosso viver egoísta. 

Permita que neste natal a luz de Cristo venha brilhar em nós e que o nosso sorriso seja de alegria pelo presente que o Senhor já nosdeu: Cristo, a esperança da glória! 

No nome de Jesus eu oro. Amém.

 

Comentários

POSTAGEM MAIS VISITADA

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA

MISSÕES E EVANGELISMO

ANTROPOLOGIA CULTURAL